Alunos da EDUSESC superam desafios da pandemia com tecnologia e autoconhecimento
Caminho de Navegação
Notícia
Alunos da EDUSESC superam desafios da pandemia com tecnologia e autoconhecimento
'A pandemia do coronavírus trouxe muitos desafios para todos, fato que inclui o ambiente escolar, que também foi atingido com o esvaziamento das salas de aula que deram lugar a aulas por meio de telas...'
Publicado em 19/07/2021 00h00Atualizado em 19/07/2021 00h00
Compartilhe:
A pandemia do coronavírus trouxe muitos desafios para todos, fato que inclui o ambiente escolar, que também foi atingido com o esvaziamento das salas de aula que deram lugar a aulas por meio de telas de computadores e celulares. Diante desse quadro, docentes da EDUSESC desenvolveram o Projeto de Vida, em que os estudantes do primeiro ano do ensino médio interagem em grupo e com os docentes além do conteúdo ensinado e compartilhando suas experiências e sentimentos.
O coordenador pedagógico do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio – EDUSESC, unidade Taguatinga Norte, Mozaniel Mendes Pereira Lima, explica que o projeto é um itinerário formativo que foi proposto pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“O projeto de vida é um itinerário formativo que foi proposto pela nova Base Nacional Comum Curricular. Lá tem a formação geral básica que hoje são as disciplinas que nós estamos acostumados, como: Português, Matemática, Física e Biologia. A proposta dos itinerários formativos é que os alunos possam entender quem são e escolher qual caminho querem traçar”, esclarece o professor.
O texto em vigor do BNCCN assegura que na Educação Básica será previsto a necessidade de que os estudantes possam: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”, cita o coordenador.
Alunos do Edusesc utilizam a plataforma Sway, que é um aplicativo da Microsoft, para interagir nas aulas. A ferramenta facilita a criação e o compartilhamento de relatórios interativos, histórias pessoais e apresentações.
Mozaniel destaca que os alunos têm encontrado no novo modo de interação um espaço de acolhimento, diante de situações de enfrentamento à pandemia.
“Há muito sofrimento, muita dor, mas há muito desenvolvimento e muita esperança. Eles estão buscando forças uns nos outros. Eles estão procurando respirar de alguma forma. Eles falam o tempo todo, de forma direta e indireta de ressignificação, força, de trabalho conjunto, de acreditar em dias melhores. Depoimentos que foram pautados na perda de uma mãe, de um pai, de um irmão e de alguém muito querido. Eles estão sentindo isso de todas as formas. E é por isso que eles querem estar aqui dentro”, reforça.
Débora Fernandes Pereira Machado, professora de Sociologia e moderadora do Projeto de Vida, explica que o uso da tecnologia e do app Sway, quando bem utilizadas possibilitam a construção de uma relação respeitosa e segura entre professor e aluno.
“A ferramenta que eu tenho utilizado cria esse lugar virtual de comunicação que é justamente de ensino livre para que ele seja essencialmente verdadeiro no sentido de ser o único e especial para cada estudante ser motivado a se expressar. Exatamente por isso, esse lugar é subjetivo. É um local de confiança e estabelecimento de confiança deles consigo mesmo e também no nosso meio em sala de aula”, afirma a professora.
A professora reforça que o Projeto de Vida vai além da sala de aula e proporciona autoconhecimento aos alunos. Além disso, a professora afirma que o clima das aulas mudaram depois das atividades do projeto.
“ A metáfora que eu falo para eles é de que a gente é como uma cebola. A gente está descascando as camadas da nossa cebola, no caso vida e existência de cada um. Isso é um processo que vamos fazer a vida toda. Por isso, tem que ser um espaço seguro para se permitir isso. Descobrir que não é uma coisa simples. Vi muito esforço e dedicação. Antes as aulas eram ‘geladas’ e com o processo estão mais acolhedoras. Os alunos estão mais confortáveis em partilhar e serem ouvidos”, salienta a socióloga.
No Edusesc, alunos do 1º ano do Ensino Médio já participam de atividades do Projeto de Vida. A expectativa é que o Projeto de Vida atenda alunos do 2º e 3º nos próximos semestres.
Depoimentos extraídos do projeto:
"Em meu autorretrato, coloquei alguns elementos da cultura pop,
que formam muitas vezes quem eu sou. As influências de jogos,
filmes, hobbies, séries e etc. São pequenos compostos que juntos,
são uma "parte de mim"
"Fugindo da ideia comum de uma única lâmpada amarela sobre a
cabeça, eu quis enfatizar que a todo momento, milhares de ideias e
pensamentos passam pela minha cabeça, por meio de diversas
lâmpadas."
"O curativo feito com um pedaço de papel, no meu rosto,
quer passar a ideia de que, pra mim, a literatura é fonte de paz e de
consolo, e que, quando a vida ficar muito barulhenta, poucos
minutos de leitura podem me levar para um lugar novo e incrível."
O "dear me" representa essa minha nova fase, fase em que eu volto o
meu olhar e a minha atenção para mim mesmo, e entendo que é
preciso perceber os meus pontos fracos e fortes para crescer
Educação do Serviço Social do Comércio – mantém o compromisso de oferecer educação de qualidade e contribuir para a formação da sua clientela.
O espaço educativo é centrado em objetivos amplos, relacionados à construção de valores e informações que favoreçam o desenvolvimento global da consciência e da comunicação, integrando, dentro de uma totalidade, os vários níveis de conhecimento e expressão.
O currículo escolar, associado à orientação filosófica do Sesc, envolve e propõe modos distintos de encarar o homem e a sociedade, de conceber o processo de transmissão e elaboração do conhecimento e de selecionar elementos da cultura com que a escola objetiva trabalhar, ressignificando os conteúdos escolares.
Nossos Diferenciais
Infraestrutura completa
Proposta pedagógica inovadora
Aprendizado além da sala de aula
Valores e formação para a vida
Acesso à estrutura do Sesc
Projeto Bilíngue com a Casa Thomas Jefferson
ENSINO REGULAR
Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano (EDUSESC Taguatinga, EDUSESC Ceilândia, EDUSESC Gama).
Ensino Fundamental II (EDUSESC Taguatinga e EDUSESC Gama).