Caminho de Navegação

Turismo

Em busca da viagem tranquila? Se liga nas dicas para evitar transtornos

Paciência para pesquisar e uma boa assessoria são boas alternativas para viagem mais barata e sem imprevistos

Publicado em 27/11/2023 20h38 Atualizado em 11/12/2023 13h26

Férias e viagem são duas combinações perfeitas. São momentos especiais que ficam registrados em nossa memória. Por isso, é sempre importante adotar alguns cuidados para que o sonho não se torne um pesadelo. Pensando nisso, recorremos à  equipe de turismo do Sesc-DF em busca daquelas 5 boas dicas para um passeio seguro.

1 – Escolha do Destino

Para começo de história, nada mais importante que a escolha certeira do destino. Além de planejar com antecedência o orçamento, é preciso ficar atento a outros detalhes.

“Tem que considerar o clima, a época do ano. Se você quer  ir à praia, inverno talvez não seja uma boa opção. Enfim, você tem que ver o destino que você quer ir e qual a melhor época para se viajar”, revelou Leonardo de Paula, analista de Turismo do Sesc-DF.

2Documentos para embarque

Na hora do embarque, documentos em mãos. RG, CPF são obrigatórios e até o cartão de vacina pode ser solicitado.

“Tem que ter, obrigatoriamente, um documento original de identidade com foto e, preferencialmente, com CPF. Não pode ser cópia. Dependendo do destino, são exigidas algumas vacinas. Então precisa estar com cartão de vacina em mãos também. Importante pesquisar isso antes”, orientou Adriana Alves, também analista de Turismo do Sesc-DF.

3 – Menores de 18 anos

Há casos em que os filhos vão embarcar sem a presença dos pais ou tutores. Legislações específicas abordam estas situações.

 “Caso o menor não esteja viajando com os pais, tem que ter uma autorização de embarque e  outra de hospedagem. Essas são exigências da lei nacional”, afirmou Estêvão, gerente do Turismo Social do Sesc-DF.

4 – Finanças: Pacote ou viagem independente?

Aí você está pensando: “Tá, mas e a questão financeira? Não vai ter nada sobre?”. Fica Tranquilo porque tem boas sugestões para você reduzir seus gastos.

Calcule a despesa média diária com alimentação, transporte e passeios. Na sequência, multiplique pelos dias de viagem. Essa conta já pode garantir uma prévia de qual valor você terá que desembolsar no seu destino. No entanto, é preciso abrir espaço para imprevistos.

É aí que entra a importância de pesquisar pacotes que já estejam inclusos passeios. Isso pode evitar cobranças adicionais no local, entre outros imprevistos. “Quando a gente trabalha com desejo, tudo que acontece fora daquilo que você espera é muito pior. Às vezes, precisa de um ingresso antecipado, mas lá, no momento, não vai conseguir. Então essa busca pela assessoria, uma empresa que já trabalhe com isso, é fundamental“, sugere Tathiana Daou, analista de Turismo do Sesc-DF.

5 – Conheça os pacotes de viagem do Sesc Turismo

O Serviço Social do Comércio tem tradição na área do turismo. A entidade oferece todo carinho na construção de roteiros, assessoria durante a viagem  e conta com uma das maiores redes hoteleiras do Brasil.

Atualmente, são  40 hotéis que podem fazer com que as pessoas usufruam, paguem menos pela viagem e tenham a certeza de que serão bem tratadas.

Conheça o pacote de excursões e passeios do Sesc-DF para o ano 2024. Acesso o link abaixo.

Clique Aqui