Festival Palco Giratório, do Sesc, retorna em formato digital com apresentações de artistas de todo país
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Festival Palco Giratório, do Sesc, retorna em formato digital com apresentações de artistas de todo país
'O Festival Palco Giratório retorna as atividades em uma programação intensa entre os dias 30 de setembro e 31 de outubro com espetáculos de circo, dança e teatro produzidos por artistas de 13 estados ...'
Publicado em 27/09/2021 00h00Atualizado em 27/09/2021 00h00
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O Festival Palco Giratório retorna as atividades em uma programação intensa entre os dias 30 de setembro e 31 de outubro com espetáculos de circo, dança e teatro produzidos por artistas de 13 estados brasileiros. Entre os artistas que se apresentarão pelo DF estão: Cia Nós No Bambu e Cia Lumiato.
A programação também contará com oficinas, Pensamentos Giratórios, onde os grupos apresentarão suas visões sobre diversos temas e intercâmbios artísticos. Em sua 23ª edição, o Palco Giratório se reinventa e acontece agora totalmente em ambiente digital. O projeto será transmitido por meio do Youtube do Sesc Brasil (apresentações do circuito nacinal) e plataforma Zoom (apresentações locais, oficinas e pensamentos giratório). As inscrições para as oficinas acontecem entre os dias 29 de setembro e 10 de outubro no link https://bit.ly/2YGU07hPalcoGiratorio.
As temáticas inseridas na programação são as mais diversas e perpassam assuntos que envolvem acessibilidade, tradição, memória e os lugares das mulheres na sociedade.
Programação:
ESPETÁCULOS NACIONAIS
Vaga Carne (MG)
Festival Palco Giratório
Hoje | 20h
Canal do Sesc Brasil no YouTube
GRATUITO
Cia. Grace Passô/MG
Sinopse: a peça é um campo de jogo entre palavra e movimento, onde um corpo de mulher vive a urgência de discurso, à procura de suas identidades e de pertencimento. Em sua narrativa, uma voz errante, capaz de invadir qualquer matéria sólida, líquida ou gasosa, resolve pela primeira vez invadir um corpo de mulher e, a partir dessa experiência, narra o que sente enquanto sujeito, o que finge ser, o que é insondável em si, o que sua imagem é para o outro e sonda o que significa um corpo enquanto construção social. Vaga Carne inaugura o Projeto Grãos da Imagem, que reúne trabalhos em torno de temas identitários.
Instagram @gracepasso
GÊNERO ADULTO
CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
DURAÇÃO 50 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO, ATUAÇÃO E TEXTO: Grace Passô
EQUIPE DE CRIAÇÃO: Kenia Dias, Nadja Naira, Nina Bittencourt, Ricardo Alves Jr. e Ricardo Garcia
LUZ: Nadja Naira
TÉCNICA E OPERADORA DE SOM: Lara Cunha
TRILHA SONORA: Ricardo Garcia
TÉCNICA E OPERADORA DE SOM: Jiulian Regine
FIGURINO: Virgilio Andrade
FOTOGRAFIA: Lucas Ávila
PESQUISA E PRODUÇÃO: Nina Bittencourt
Ikuâni (AC)
Festival Palco Giratório
01/10/2021 | 20h
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GRATUITO
Grupo Garatuja de Artes Cênicas/AC
Sinopse: Ikuâni, mulher amazônica do século XVI, detentora de uma ancestralidade feminina do tempo antes do tempo, quando o mundo era livre dos homens maus, os Nawa. Esse trabalho trata da decodificação da movimentação cotidiana da mulher Huni kuin. A linguagem do corpo em movimento durante seus afazeres e sua organização estética, coreográfica, ritualística e espiritual, em que a música ocupa um lugar fundamental no desempenho do ritual das tradições indígenas. Toda movimentação cênica e narrativa corporal é baseada na vivência com essa ancestralidade da mulher indígena.
Facebook Cia Garatuja de Artes Cênicas
GÊNERO DANÇA
CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
DURAÇÃO 45 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
INTÉRPRETE, PESQUISA, E COREOGRAFIA: Regina Maciel
DIRETOR CÊNICO E ILUMINADOR: Ivan de Castela
MAQUIAGEM E ILUMINAÇÃO: Marina Luckner
PRODUÇÃO E SONOPLASTIA: Núbia Alves
Roda (PE)
Festival Palco Giratório
02/10/2021 | 16h
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GRATUITO
Artista: Rapha Santacruz/PE
Sinopse: Circulando ele vem, trazendo pra roda os domínios fantásticos e misteriosos do reino da imaginação. Na bagagem, a alegria genuína de um brincante popular. E vai “arrodeando” e fazendo surgir uma surpresa a cada volta, e a roda vira circo, e do encontro brota magia. O brincante é de inspiração nordestina mas tem linguagem universal. Roda é ciclo de alegria, virando noite e dia nos arrodeios dos sonhos e destinos desejados. Sem começo, sem fim, a Roda é o meio de tudo que de tudo um pouco tem. O espetáculo surgiu da vontade de aprofundar a pesquisa de linguagem cênica, que mescla mágica, palhaçaria, circo, música, dança, teatro físico… realizando trabalhos autorais que priorizam uma dramaturgia corporal, que praticamente não utiliza texto. Com este objetivo, ele iniciou uma pesquisa nas manifestações tradicionais da cultura nordestina, buscando referências principalmente na Brincadeira do Cavalo Marinho. Em paralelo, aprofundou seus estudos de palhaçaria e comicidade física, e seus improvisos musicais.
Instagram @rapha_santacruz
GÊNERO CIRCO
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DURAÇÃO 50 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO: Rapha Santacruz e Christianne Galdino
INTÉRPRETE-CRIADOR: Rapha Santacruz
CONSULTOR TEATRAL: Marcondes Lima
PREPARADOR CORPORAL: Pedro Pernambuco
DIRETORA DE PRODUÇÃO: Christianne Galdino
ASSISTENTE TÉCNICO/OPERADOR DE SOM: Johann Brehmer
2 Mundos (DF)
Festival Palco Giratório
03/10/2021 | 16h
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GRATUITO
Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas/DF
Sinopse: inspirado na colonização da América e dos territórios do mundo todo, o espetáculo conduz o espectador a viajar por um tempo passado que encontra analogias contínuas com o presente. “2 Mundos” conta a história do encontro de duas culturas opostas, em que se revelam os sentimentos e motivações mais profundas da humanidade. Quando no embate das diferenças explode a luta pela vida, a morte de um jovem acontece trazendo uma nova esperança.
Instagram @cialumiato
GÊNERO TEATRO DE ANIMAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
DURAÇÃO 50 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO, CENOGRAFIA E ILUMINAÇÃO: Alexandre Fávero
IDEIA ORIGINAL E ARGUMENTO: Soledad Garcia
ROTEIRO: Alexandre Fávero, Fabiana Bigarella, Soledad Garcia e Thiago Bresani
SOMBRISTAS: Soledad Garcia e Thiago Bresani
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Fabiana Bigarella
PESQUISA E CONSTRUÇÃO DO MATERIAL CÊNICO: Soledad Garcia e Thiago Bresani
TRILHA SONORA: Mateus Ferrari
DESIGNER DE SOM: Marcelo Dal Col
FIGURINOS: Soledad Garcia
MONTAGEM E OPERAÇÃO DE SOM E LUZ: João Dimas
FOTOGRAFIA: Diego Bresani
PRODUÇÃO: Thiago Bresani
Mini cabaré tanguero (AL)
Festival Palco Giratório
04/10/2021 | 20h
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GRATUITO
Cia Fenomenal
Sinopse: Um olhar sutil e minimalista sobre os tradicionais “Cabarés Porteños”. Um solo da excêntrica Julieta com muita mágica, humor, manipulação e dança que surpreende e emociona.
Facebook Cia Fenomenal
GÊNERO CIRCO
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DURAÇÃO 55 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
CRIAÇÃO, DIREÇÃO E INTÉRPRETE: Julieta Zarza
COLABORAÇÃO EM DIREÇÃO: José Regino, Marcelo Lujan e Luana Proença
REALIZAÇÃO DO BONECO E PREPARO EM MANIPULAÇÃO: Sol Lavitola
FIGURINO, CENÁRIO E OBJETOS DE CENA: Julieta Zarza
MÚSICAS “MILONGUITA PAULISTA” E “LA GRAVEDAD SIEMPRE GANA”: Julieta Zarza e Juan Sardi
MÚSICOS DA TRILHA ORIGINAL: Luis Reales, Gerardo de Mónaco, Juan Sardi e Eduardo Avena
VÍDEO: João Paulo Procópio
FOTOGRAFIA: Anderson Brasil e Paula Carrubba
DESIGN: Renato Medeiros
Macbeth e o reino sombrio: Shakespeare para crianças (RS)
Festival Palco Giratório
05/10/2021 | 16h
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GRATUITO
Sinopse: os generais de guerra Macbeth e Banquo voltam triunfantes de uma batalha contra a Noruega. Passando por um pântano, se deparam com três bruxas que lhes apontam algumas previsões: Macbeth será barão de Cawdor e futuramente rei. E Flaêncio, filho de Banquo, também será rei. A ambição de Macbeth e de sua esposa, Lady Macbeth, diante das profecias das bruxas, leva-os a cometer um gesto de traição contra o rei, gerando tempestuosos conflitos.
Instagram @coletivoorbita
GÊNERO INFANTOJUVENIL
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DURAÇÃO 50 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
TEXTO: adaptação de “Macbeth”, de William Shakespeare, por João Pedro Decarli
DIREÇÃO: João Pedro Decarli
ELENCO: Camila Pasa, João Pedro Decarli e Rodrigo Waschburger
TRILHA SONORA ORIGINAL E OPERAÇÃO DE SOM: Rafael Decarli
CRIAÇÃO E OPERAÇÃO DE LUZ: Bathista Freire
FOTO: Tom Peres
KINTSUGI, 100 memórias (SP)
Festival Palco Giratório
06/10/2021 | 20h
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GRATUITO
LUME Teatro/SP
KINTSUGI, 100 memórias é uma proposta cênica que, partindo dos limites da teatralidade e de modo fragmentário, tenta aproximar-se de uma ideia de memória não linear nem bucólica, mas sim uma memória que apresenta o gesto da vontade no ato de lembrar. Para nós, a memória não é nem monumentalista nem autocomplacente; é, sim, um exercício do presente para revisitar as crises passadas, os erros cometidos, as cicatrizes – pessoais e coletivas – que a história nos deixou e, assim, corrigir o nosso futuro; é o reencontro com a dor como ato de superação. Em termos cênicos, o espetáculo busca assumir as premissas conceituais anteriormente narradas e propõe, a partir da exibição de 100 memórias, uma dramaturgia autoficcional desconstruída de maneira não narrativa que transita perifericamente pela história dos intérpretes, suas histórias em grupo e, como projeção, pela história dos espectadores. Kintsugi, ou a beleza da imperfeição, é uma palavra japonesa que significa emenda com ouro. Essa arte consiste em reparar cerâmica quebrada com uma mistura de laca e pó de ouro, prata ou platina.
Sobre o grupo: O LUME é um núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e, ao mesmo tempo, é um coletivo de sete atores e atrizes que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício de ator. Um espaço de multiplicidade de visões que refletem as diferenças, impulsos e sonhos de cada um. Ao longo de mais de 34 anos, tornou se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística nacional e mundial. Criou mais de 20 espetáculos e mantém 14 em repertório, com os quais atinge públicos diversos de maneiras não convencionais. Com sede no Distrito de Barão Geraldo, Campinas (SP), o grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, projetos itinerantes, trocas culturais, assessorias, simpósios acadêmicos, reflexões teóricas e publicações de livros, que celebram o teatro como a arte do encontro.
Instagram @lumeteatro
GÊNERO ADULTO
CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS
DURAÇÃO 120 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
CRIAÇÃO: Ana Cristina Colla, Emilio García Wehbi, Jesser De Souza, Pedro Kosovski, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini
DIREÇÃO: Emilio García Wehbi
DRAMATURGIA: Pedro Kosovski
ATUAÇÃO: Ana Cristina Colla, Jesser De Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini
DESENHO SONORO: Janete El Haouli e José Augusto Mannis
ILUMINAÇÃO: Eduardo Albergaria
ORIENTAÇÃO COREOGRÁFICA: Jussara Miller
FOTOGRAFIA: Alessandro Soave e Arthur Amaral
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Cynthia Margareth – Aflorar Cultura
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Simone Veloso – Aflorar Cultura
Sobre azares futuros (MA)
Festival Palco Giratório
07/10/2021 | 20h
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GRATUITO
Grupo Budejar Criações Artísticas/MA
Sinopse: um prólogo. Quatro cenas. Uma atriz. Cinquenta minutos de narrativas políticas, poéticas, singelas, dolorosas e alegres sobre ser mulher no mundo, sobre as lutas diárias do universo feminino. Os azares futuros; os assédios; os abortos; as maternidades e os direitos sobre o corpo; são essas as questões políticas em debate, na cena, no corpo e nas marcas da atriz. O espetáculo trata sobre os contratempos cotidianos do universo feminino, que ao longo dos tempos foram, equivocadamente, naturalizados. O espetáculo costura marcas individuais, experiências familiares, relatos, memórias e modos diversos de estar e ser mulher no mundo. O mundo enquanto território, lugar, espaço habitado, que é permeado de dificuldades, sonhos, desejos e resistências.
Instagram @budejarteatro
GÊNERO ADULTO
CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
DURAÇÃO 50 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
ELENCO: Lidya Ferreira
ILUMINAÇÃO E DIREÇÃO: Abimaelson Santos
FIGURINO: Gabriel Gutierrez
O vazio é cheio de coisa (DF)
Festival Palco Giratório
08/10/2021 | 20h
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Cia Nós No Bambu/DF
Sinopse: um corpo humano e um bambu se bastam. Do encontro minimalista entre um bambu oco e um corpo recoberto de experiências da artista, uma profusão de imagens e significados invadem o imaginário do público. Num vazio, se desenrola uma dramaturgia ilustrada por meio da poesia, da pele, do vegetal, do gesto, do olhar, do som e da luz.
Instagram @nosnobambu
GÊNERO CIRCO
CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
DURAÇÃO 45 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO, COREOGRAFIA: Poema Mühlenberg e Edson Beserra
INTÉRPRETE CRIADORA, FIGURINO, CENOGRAFIA E BAMBUZERIA: Poema Mühlenberg
COLABORAÇÃO EM CENOTECNIA E RIGGING: Jackson Prado
TRILHA SONORA E DIREÇÃO MUSICAL: Samuel Mota
VOZES: Camila Becker
INSTRUMENTAÇÃO: Samuel Mota
OPERAÇÃO DE SOM: Edson Beserra
ILUMINAÇÃO: Emmanuel Queiroz – Trupe do Cerrado
AUDIOVISUAL: Caetano Maia e Mills
FOTOGRAFIA: Diego Bresani
PREPARAÇÃO CORPORAL: Pratique Movimento
PRODUÇÃO: Galpão Bambu – Espaço de Criação
O circo a céu aberto (RJ)
Festival Palco Giratório
09/10/2021 | 16h
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GRATUITO
Sinopse: o espetáculo resgata aos espaços públicos a atmosfera poética do encontro, do aplauso, do sorriso, do despertar para a imaginação, por meio da linguagem do palhaço, da comédia física e da arte de rua. É idealizado e dirigido por Fabiano Freitas, o palhaço Piter Crash, que recria números inspirados em esquetes tradicionais da palhaçaria brasileira, utilizando em cena objetos como argolas, diabolô, malabares, jornais, bexigas, fita crepe, entre outros, e revela a potência da tradição circense na experiência de um “humor em estado puro”.
Instagram @fabianofreitasocircoaceuaberto
GÊNERO CIRCO
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DURAÇÃO 60 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
PALHAÇOS: Fabiano Freitas. Michel Philippe, Deda Fioroti, Thadeu Ferreira
Interior (CE)
Festival Palco Giratório
10/10/2021 | 20h
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Grupo: Bagaceira de Teatro/CE
Sinopse: traz para a cena duas velhinhas que insistem em não morrer. Elas já cruzaram diversas gerações e sabem tudo a respeito da vida. Dão conta de todas as histórias prováveis e improváveis. O espetáculo nos convida a um olhar criativo e amoroso perante a vida, em que o impossível é mero detalhe. Com muito bom humor, “Interior” é irreverente e, ao mesmo tempo, singelo. Cheio de afeto, igual a bolo feito por avós.
Instagram @grupobagaceira
GÊNERO ADULTO
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DURAÇÃO 75 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
TEXTO E ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Rafael Martins
CENÁRIO, FIGURINOS, ILUMINAÇÃO, OPERAÇÃO DE LUZ E SOM E DIREÇÃO: Yuri Yamamoto
ELENCO: Samya de Lavor e Tatiana Amorim
ATRIZ STAND BY: Debora Ingrid
ATORES CONTRARREGRAS: Ricardo Tabosa e Rogério Mesquita
INTERLOCUÇÃO ARTÍSTICA: Georgette Fadel e Maurice Durozier
DIRETOR DE MONTAGEM: Ciel Carvalho
CENOTÉCNICO: Josué Rodrigues
PREPARAÇÃO VOCAL: Luis Carlos Prata
CONFECÇÃO DE FIGURINOS: Fátima Matos
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Rogério Mesquita
Meia noite (PE)
Festival Palco Giratório
11/10/2021 | 20h
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GRATUITO
Orun Santana/PE
Sinopse: o espetáculo explora a capoeira como elemento criador e motivador do movimento, construindo um procedimento de uso de imagens/memória do corpo do dançador, dialogando dramaturgicamente a relação pai e filho, mestre e discípulo, sendo o intérprete filho do mestre Meia-noite (mestre de capoeira cofundador do Centro de Educação e cultura Daruê Malungo, periferia do Recife). Aspectos da ancestralidade pessoal são colocados em evidência, revelando princípios motores e imaginário poético-político do corpo negro na cena.
Instagram @orunm__
GÊNERO DANÇA
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DURAÇÃO 60 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO, DIREÇÃO E INTÉRPRETE-CRIADOR: Orun Santana
CONSULTORIA ARTÍSTICA: Gabriela Santana
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Junior Pereira Lima
TRILHA SONORA: Vitor Maia
ILUMINAÇÃO: Natalie Revorêdo
CENOGRAFIA E FIGURINO: Victor Lima
PRODUÇÃO: Danilo Carias – Criativo Soluções
Boquinha... e assim surgiu o mundo (RJ)
Festival Palco Giratório
12/10/2021 | 16h
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GRATUITO
Orlando Caldeira/RJ
Sinopse: “Boquinha… e assim surgiu o mundo” une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo segundo diferentes culturas. O espetáculo se passa no sótão da casa do menino João Vicente (Orlando Caldeira), onde ele encontra uma caixa com as pesquisas de seu avô escritor. Através dessas pesquisas, João Vicente e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam pelas culturas cristã, africana, chinesa, pela cultura dos índios brasileiros e pela ciência, para entender como o mundo foi criado.
Instagram @orlandocaldeira
GÊNERO INFANTOJUVENIL
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DURAÇÃO 50 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
TEXTO: Lázaro Ramos
DIREÇÃO: Suzana Nascimento e Lázaro Ramos
ELENCO: Orlando Caldeira
DIREÇÃO DE MOVIMENTO: Marcela Rodrigues
TRILHA SONORA: Ricco Viana e Antônio Van Ahn
LUZ: Valmyr Ferreira
ASSISTENTE DE ILUMINAÇÃO E OPERAÇÃO DE LUZ: Cíntia Barbosa
CENOGRAFIA E FIGURINO: Alberta Barro e Gabrielle Windmüller
DESIGN GRÁFICO: Fernanda Guizan
FOTOS: Julio Ricardo
PESQUISA: Susan Kalik
COORDENAÇÃO DE PROJETO: Orlando Caldeira
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Drayson Menezzes
Enquanto a chuva cai (PR)
Festival Palco Giratório
13/10/2021 | 16h
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GRATUITO
Cia Fluctissonante/PR
Enquanto a Chuva Cai é um espetáculo bilíngue, encenado em Português e Libras, que parte de uma barreira linguística existente entre dois personagens: uma criança surda e uma criança ouvinte. Eles encontram-se dentro de uma casa em ruínas, em meio à guerra. Numa guerra um amigo é como uma fonte no deserto e a diferença linguística não pode ser um empecilho para que se tornem cúmplices na luta pela sobrevivência. Então, em delicados jogos de cena, a comunicação e aproximação entre os dois acontecem.
Sobre a Cia: A Cia. Fluctissonante é um coletivo teatral curitibano formado por artistas surdos e ouvintes, que pesquisa a criação teatral bilíngue, em Libras e Português. Comemorando cinco anos de trajetória em 2021, a Flucti compôs a programação de importantes eventos e circuitos das artes cênicas e acessibilidade no Brasil, como o Palco Giratório e a Plataforma Cena, ambos projetos do Sesc, a Semana Modos de Acessar (Sesc SP), o Projeto Narrativas do Silêncio (Natal - RN) e o Festival de Teatro de Curitiba. Dentre os espetáculos que integram seu repertório estão: 'Enquanto a Chuva Cai', 'Conto com Libras' e '\TODAS/'. Atualmente a Fluctissonante dedica-se à criação de seu novo espetáculo, com estreia prevista para novembro de 2021, com direção da artista convidada Georgette Fadel.
Instagram @fluctissonante
GÊNERO INFANTOJUVENIL
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DURAÇÃO 45 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
CRIAÇÃO: Claudete Pereira Jorge, Helena de Jorge Portela, Igor Augustho e Nautilio Portela.
DRAMATURGISMO: Nautilio Portela
DIREÇÃO: Claudete Pereira Jorge e Nautilio Portela
ELENCO: Gabriela Grigolom e Igor Augustho
ASSISTENTE DE DIREÇÃO E ATRIZ STANDBY: Helena de Jorge Portela
FIGURINOS: Helena de Jorge Portela
TRILHA ORIGINAL E OPERAÇÃO DE SOM: Chico Paes
DESENHO DE LUZ: Judy Fiorese
OPERAÇÃO DE LUZ: Eduardo Neto
CENOGRAFIA: O Grupo
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Igor Augustho
PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO: Pomeiro Gestão Cultural
CRIAÇÃO E REALIZAÇÃO: Cia. Fluctissonante
Terreiro Envergado (PB)
Festival Palco Giratório
14/10/2021 | 20h
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Coletivo Tanz/PB
Sinopse: uma obra construída na relação que estabelece com o público, uma sucessão de pequenos ritos cotidianos, ressignificados no corpo e no lugar, em constante transformação. Inspirado livremente nos ecos das obras do escritor paraibano José Lins do Rêgo em sua série sobre o ciclo da cana de açúcar (“Menino de engenho”, “Doidinho”, “Banguê”, “Usina” e “Fogo Morto”). Nesse terreiro “circulam” ambulantes, bêbados, mendigos, brincantes entre outras figuras místicas que povoam o imaginário popular e que nos convidam a dividir o mesmo espaço, seja palco ou praça para celebrar o encontro. Um verdadeiro caleidoscópio de imagens e sons que se traduzem no corpo atravessado e recortado pela força midiática e memória pessoal dos intérpretes.
Instagram @coletivotanz
GÊNERO DANÇA
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DURAÇÃO 40 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO/DIREÇÃO: Coletivo Tanz
INTÉRPRETES CRIADORES: Edigar Palmeira e Erik Breno
DRAMATURGIA: Nivaldo Rodrigues
CENOGRAFIA: Jarrier Alves e Erik Breno
ILUMINADOR: Fabiano de Macêdo
SONOPLASTIA E PRODUÇÃO: Viviane Freitas
Ícaro (RS)
Festival Palco Giratório
15/10/2021 | 20h
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GRATUITO
Luciano Mallmann (LM Produções)/RS
ÍCARO é um monólogo teatral formado por depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes, construído a partir da visão, experiências e percepções sobre a deficiência do autor e ator Luciano Mallmann, que também se tornou um lesado medular ao sofrer um acidente. O espetáculo mistura realidade e ficção, a partir de temáticas universais como relacionamentos interpessoais, abandono, maternidade e preconceito. Mallmann desdobra-se em seis histórias, sendo cada uma delas um depoimento de um personagem que sofreu um determinado tipo lesão medular. Dirigida por Liane Venturella, a encenação de Ícaro é simples, sensível e direta na abordagem da fragilidade humana a qual todos estamos expostos e é marcada pela valorização do trabalho do ator, que dialoga diretamente com a plateia.
Sobre Luciano Mallamnn: Luciano Mallmann iniciou sua trajetória em 1991 em Porto Alegre, com o diretor Zé Adão Barbosa. Em 1996 foi morar no Rio de Janeiro, onde trabalhou com os diretores Mauro Rasi, Carlos Leça, Jorge Fernando, Claudio Baltar, entre outros. No ano de 2004 sofreu uma lesão medular em um acidente com acrobacia aérea de circo e passou a usar cadeira de rodas. De volta a Porto Alegre, produziu e atuou em 2011 no espetáculo A Mulher Sem Pecado, com direção de Caco Coelho. Em 2017 escreveu e produziu o monólogo Ícaro, em que atua sob a direção de Liane Venturella. Ícaro já participou de grandes festivais brasileiros de teatro e realizou temporadas em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Luciano Mallmann recebeu em 2017 o Prêmio Açorianos de Teatro (concedido pela Prefeitura de Porto Alegre) de Melhor Dramaturgia.
Instagram @luciano_mallmann
GÊNERO ADULTO
CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
DURAÇÃO 70 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
DRAMATURGIA E ATUAÇÃO: Luciano Mallmann
DIREÇÃO: Liane Venturella
TRILHA SONORA ORIGINAL: Monica Tomasi
DESIGN DE LUZ: Fabrício Simões
PREPARAÇÃO VOCAL: Ligia Motta
PRODUÇÃO: Luciano Mallmann
Salão (BA)
Festival Palco Giratório
16/10/2021 | 20h
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GRATUITO
Grupo: Casa 4/BA
Sinopse: amor, breguice e viadagem conduzem o “dois pra lá, dois pra cá” de “Salão”. Em cena, busca-se repensar os estereótipos de gênero que tradicionalmente envolvem as danças de salão e excluem outras possibilidades de dançar a dois.
Instagram @casa4producoes
GÊNERO DANÇA
CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS
DURAÇÃO 45 MINUTOS
FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO: Leandro de Oliveira
ASSISTENTE DE COREOGRAFIA: Bárbara Barbará
INTÉRPRETES-CRIADORES: Alisson George, Guilherme Fraga, Jônatas Raine e Marcelo Galvão
BAILARINO CONVIDADO: Ruan Wills
FIGURINO: Diego Solon
CENÁRIO, FOTOGRAFIA E BONDAGE: Davi Celuque
ILUMINAÇÃO: Leandro de Oliveira e Leonardo Santos
DESIGNER: Diego Moreno
PRODUÇÃO: Marcelo Galvão e Guilherme Fraga
PALCO GIRATÓRIO
ESPETÁCULOS LOCAIS
17/10, às 20h
Espetáculo: Desmontagem – Festa de Inauguração
Grupo: Teatro do Concreto
Release: A partir de depoimentos, encenações e intervenções urbanas, a produção percorre o caminho da (des)construção da peça cênica Festa de Inauguração, que teve inspiração a partir de frases escritas por operários em 1959 na construção do Congresso Nacional, em Brasília. A obra investigava o tema da destruição e explora a presença de um ciclo fragmentado no qual o fim era continuidade e a ruína, a afirmação do que existiu e do vir a ser.
Onde assistir: Canal do Youtube do Sesc DF
Classificação Indicativa: 14 anos
22/10, às 20h
Espetáculo: Os Saltimbancos
Grupo: Agrupação Teatral Amacaca
Release: Com a mistura de elementos do teatro, dança, circo e música, a peça conta a jornada de um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata que decidem fugir de suas casas e juntos formam uma banda musical. Nessa perspectiva, a montagem é atemporal. Aborda os sentimentos de união, fraternidade, empatia, sonhos e perseverança. São guiados pelo fio condutor comum em todas as revoluções: o desejo de um mundo melhore mais justo.
Onde assistir: Canal do Youtube do Sesc DF
Classificação Indicativa: LIVRE
Data: 25/10, às 20h
Espetáculo: Estudos de Aproximação
Grupo: Instrumento de Ver
Release: O coletivo Instrumento de Ver se lança em novos experimentos virtuais acompanhado de vidros, fios e as tecnologias, como mandinga, para trazer o público para mais perto. As artistas buscam os encontros e lidam constantemente com os desencontros impostos neste momento pandêmico que teima em não passar, sempre no limite do equilíbrio e da conexão. Com Beatrice Martins, João Saenger, Julia Henning, Maíra Moraes e Caetano Maia.
Onde assistir: Canal do Youtube do Sesc DF
Classificação Indicativa: LIVRE
Data: 29/10, às 20h
Espetáculo: Cidade sem palavras
Grupo: Trupe Trabalhe Essa Ideia
Release: O espetáculo A Cidade Sem Palavras discute comunicação e entendimento entre pessoas que estão tão próximas, e ao mesmo tempo tão distantes. O grupo Trupe Trabalhe Essa Ideia, de Brasília, surge com a peça depois de fazer uma oficina de Libras e se questionar sobre a acessibilidade dentro do teatro da cidade. Como criar uma peça, uma obra, um espetáculo para que todos possam assistir sem perder nada? Como fazer a palavra não ser importante em um teatro com tanta coisa para dizer? Como inserir a língua brasileira de sinais em um espetáculo de uma forma integrativa, sem separar o espaço do ator do intérprete?
Com todas essas perguntas, nasceu a ideia para a peça, onde os atores seriam, ao mesmo tempo, intérpretes, numa língua utilizada como uma Libras oralizada, excluindo conjunções, gêneros, pronomes... O resultado é uma peça bilíngue, com criação conjunta do grupo brasiliense e com supervisão e orientação do coletivo Maleta, composto por surdos de vários graus e ouvintes com experiência em tradução, ou com contato direto com a comunidade surda na família.
Seguindo uma estética de histórias em quadrinhos, tanto para a atuação quanto para a cenografia, o espetáculo mostra, em seus três atos, a jornada heroica em conseguir se comunicar com Babili, a cidade que o renega. Na cidade de Babili, cada habitante recebe palavras de acordo com sua função com a comunidade. Quando o jovem B. não encontra uma função, começa uma grande revolução dentro da cidade sobre comunicação e afeto.
Onde assistir: Canal do Youtube do Sesc DF
Classificação Indicativa: 10 anos
30/10, às 20h
Espetáculo: Nó na Garganta
Grupo: Estupenda Trupe
Release: A Estupenda Trupe apresenta seu novo espetáculo “Nó na Garganta”. Com direção de Tiago Venusto Nery, a montagem tem como tema principal o Bullying, com enfoque na violência física e verbal vivenciadas no âmbito escolar. Apesar de serem muitas vezes consideradas brincadeiras de criança, essas agressões deixam sequelas graves em quem é o alvo. O mais profundo reconhecimento disso se deu a partir da coleta de depoimentos reais, feita pelos artistas durante o processo de construção do espetáculo.
Onde assistir: Canal do Youtube do Sesc DF
Classificação Indicativa: 12 anos
OFICINAS
16/10, às 14h
Plataforma Zoom
Título: Poéticas contemporâneas no teatro de sombras.
Grupo: Cia Lumiato (DF)
Oficineiros: Thiago Bresani e Soledad Garcia
Classificação Indicativa: A partir de 18 anos
Release: A oficina apresenta as possibilidades cênicas do teatro de sombras contemporâneo na atualidade. As referências teóricas, expostas junto às imagens representativas, se complementam com reflexões da prática, outorgando uma capacidade maior de compreensão dos conteúdos da linguagem.
Público-alvo: Estudantes universitários, bonequeiros, atores atrizes, artistas visuais, educadores e outros profissionais interessados.
16/10, às 16h
Plataforma Zoom
Título: Pequenas Partilhas de Criação
Grupo: Cia Nós no Bambu (DF)
Oficineiro: Edson Bezerra
Classificação Indicativa: A partir de 16 anos
Release: Oficina de dramaturgia instantânea e composição em tempo real em dança. Por meio de proposições os participantes serão convidados ao exercício da criação fazendo o uso de objetos como aporte motivador, ressignificando seus espaços de convivência como espaços de criação.
Público-alvo: Artistas das diversas linguagens da cena
17/10, às 10h
Plataforma Zoom
Título: Dois pra lá, dois pra cá
Grupo: Casa 4
Oficineiro: Coletivo Casa 4
Classificação Indicativa: Livre
Release: Esta oficina busca difundir as pesquisas desenvolvidas pelo Casa 4, coletivo formado por artistas interessados em repensar os estereótipos de gênero que tradicionalmente envolvem as danças de salão. Para além do ‘dois pra lá, dois pra cá’, realizam-se práticas corporais de caráter investigativo que promovem o respeito às individualidades e ampliam as possibilidades de dançar a dois.
Público-alvo: Pessoas com ou sem conhecimento prévio em danças a dois
18/10, às 16h
Plataforma Zoom
Título: Oficina de Teatro Para Surdos e Surdas: Introdução à Criação Cênica
Grupo: Cia. Fluctissonante e Pomeiro Gestão Cultural
Oficineiros: Helena de Jorge Portela e Catharine Moreira
Classificação Indicativa: A partir de 18 anos
Release: Esta oficina apresenta exercícios introdutórios de criação teatral em Libras para pessoas surdas com ou sem experiência na área. Através do uso da poesia sinalizada, as/os participantes irão criar uma breve composição cênica autoral inspirada em um texto de livre escolha.
Público-alvo: Pessoas surdas acima de 18 anos com interesses por artes cênicas, teatro, poesia em Libras, entre outros. Poderão se inscrever, ainda, professores/intérpretes de Libras e ouvintes sinalizantes, que permanecerão em lista de espera caso as vagas não sejam preenchidas em sua totalidade por pessoas surdas.
19/10, às 16h
Plataforma Zoom
Título: Iniciação à arte da palhaçaria
Grupo: O circo a céu aberto
Oficineiro: Fabiano Freitas
Classificação Indicativa: Livre
Release: Nesta oficina, o palhaço Fabiano Freitas parte de sua experiência como artista de rua para demonstrar os elementos e as técnicas que envolvem a arte de sorrir. O objetivo é buscar a essência do palhaço, que está ligada à exposição cênica de seus ridículos,fracassos, erros, medos, fragilidades. Vislumbrando o desejo de alcançar um bom nível de qualidade profissional, as perdas, para o palhaço, são ao mesmo tempo bagagem e estímulo para novas tentativas. Comédia física, expressão corporal, clownaria clássica... esses e outros recursos são acessados de modo a despertar a interação com o público. A metodologia é pensada ainda visando abrir espaço ao improviso, com participação direta dos oficineiros. Necessidades para oficina-Roupa confortável e um espaço adequado para realização de exercícios.
Público-alvo: estudantes de palhaçaria, palhaços amadores e profissionais, estudantes de artes cênicas, curiosos e interessados em geral
20/10, às 16h
Plataforma Zoom
Título: Nova Visão Online - Sobre o ator-criador e sua emancipação criativa
Grupo: Coletivo Preto (RJ)
Oficineiro: Drayson Menezzes
Classificação Indicativa: A partir de 16 anos
Release: Com objetivo principal instrumentalizar artistas negros para que estes tenham competitividade no mercado de trabalho, a oficina trata de técnicas de atuação para o video, metodologia de estudo de texto dramático, novas mídias (mídias digitais como plataforma), atuação como mercado de trabalho, como se preparar para uma audição/teste e autoprodução. A oficina afrocentrada, não excludente, na qual podemos tratar de nossas especificidades enquanto artistas negros.
Público-alvo: atores e estudantes de artes cênicas. Preferencialmente artistas negros, mas aberta a todos os interessados.
21/10, às 16h
Plataforma Zoom
Título: Toque de Mágica (Iniciação à Arte Mágica)
Grupo: Rapha Santacruz
Oficineiro: Rapha Santacruz
Classificação Indicativa: A partir de 16 anos
Release: Unindo o caráter lúdico ao potencial educativo, Rapha Santacruz ministra oficinas, ensinando alguns números de mágica de fácil execução, com objetos comuns do cotidiano, como canetas, moedas, elástico, copo etc. Informações básicas sobre o universo, a história, e os estilos de mágica também fazem parte da programação da oficina. A oficina “Toque de mágica” é uma atividade diferenciada, que faz sucesso com gente de todas as idades (crianças a partir de 7 anos conseguem assimilar melhor as informações), atendendo também surdos e cegos.
Necessidades para realização: Papel ofício, moedas, cola bastão, tesoura sem ponta, elástico (liga), caneta (tipo bic), guardanapos, copo plástico descartável, caixa de fósforos (1 por aluno), cédulas de dinheiro e clipes.
22/10, às 16h
Plataforma Zoom
Título: Encenação contemporânea: escolhas estéticas e processo de criação
Grupo: Budejar Criações Artísticas
Oficineiro: Lidya Ferreira
Classificação Indicativa: A partir de 16 anos
Release: A oficina tem como intuito debater como a encenação contemporânea propõe transgressividades, porosidades, permeabilidades e permissividades no processo de criação e nas escolhas estéticas durante a construção de um espetáculo teatral. Para tanto, será realizado o compartilhamento de experiências corporais, visuais e sonoras que estruturam alguns procedimentos no teatro contemporâneo.
Público-alvo: pessoas interessadas em encenação contemporânea
23/10, às 16h
Plataforma Zoom
Título: Acrobacias individuais e em dupla
Grupo: Coletivo Órbita
Oficineiros: Camila Pasa e João Pedro Decarli
Classificação Indicativa: A partir de 10 anos
Release: A oficina de acrobacia se dispõe a criar um momento de experiências de troca entre pessoas com atividades circense, com foco técnicas de acrobacias solos e em duplas. Nessa oficina as pessoas experimentarão acrobacias individuais e em duplas, buscando uma relação artístico criadora, dentro de suas casas. O objetivo da oficina é proporcionar a troca de conhecimentos e técnicas básicas para realização de acrobacias.
Público-alvo: Para todos os públicos
24/10, às 16h
Plataforma Zoom
Título: Vivências do Corpo – com LUME Teatro
Grupo: LUME Teatro
Oficineiro: Jesser de Souza
Classificação Indicativa: A partir de 16 anos
Release: Dirigido a atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e de dança e interessados em geral, o curso oferece uma vivência do treinamento cotidiano sistematizado pelas atrizes e atores do LUME Teatro, por meio do reconhecimento e dilatação das capacidades expressivas do corpo, em seus aspectos técnicos e energéticos.
Público-alvo: Atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e de dança e interessados em geral
25/10, às 16h
Plataforma Zoom
Título: Santuário - O brinquedo pessoal
Grupo: Coletivo Tanz (PB)
Oficineiros: Edigar Palmeira e Erik Breno
Classificação Indicativa: A partir de 16 anos
Release: A oficina é o resultado do processo técnico e criativo para a construção do espetáculo Terreiro Envergado do Coletivo Tanz. A metodologia parte de um aprendizado de técnicas de corpo e de jogos de improvisação, tendo como objetivo a criação do brinquedo pessoal (brinquedo beat), este por sua vez constituirá de códigos corporais que partem das memórias e vivências de cada aluno-criador-intérprete. Limite de vagas: 15
Público-alvo: Atores, bailarines e demais interessades nas questões do corpo.
26/10, às 14h
Plataforma Zoom
Título: “Corpo cômico e criativo”.
Grupo: Cia Fenomenal
Oficineiro: Julieta Zarza
Classificação Indicativa: A partir de 18 anos
Release: Oficina de treinamento físico e criativo para a cena cômica.
Nesta oficina serão treinados princípios de auto percepção, consciência corporal, técnicas de comicidade física e a relação do tempo cômico e a música com o gesto. O movimento e o espaço/ quadro na criação de cenas cômicas em solo para espaço cênico ou audiovisual.
Obs: Recomenda-se que os participantes se vistam com roupas confortáveis para trabalhos físicos e estejam em espaços livres de móveis que os permitam deitar no chão.
Público-alvo: Maiores de 18 anos com alguma experiência cênica.
27/10, às 20h
Plataforma Zoom
Título: Vivência Malunga
Grupo: Orun Santana
Oficineiro: Orun Santana
Classificação Indicativa: A partir de 16 anos
Release: A vivência Malunga tem como princípio compartilhar moveres ancestrais que constituem fazeres das danças negras afro-brasileiras a partir da perspectiva de ensino de Orun Santana, pautada em sua formação no Centro de Educação e cultura Daruê Malungo, pelos Mestres Vilma Carijós e Meia Noite. O Daruê a mais de 30 anos desenvolve atividades com crianças e adolescentes sendo (r)existência na periferia do Recife. A vivência trará um pouco das práticas desenvolvidas no espaço, tais como danças populares do nordeste, dança afro e capoeira.
Público-alvo: Atores, bailarines e demais interessades nas questões do corpo, dos 16 anos em diante.
28/10, às 16h
Plataforma Zoom
Título: Pontos.em.vista.
Grupo: Grace Passô
Oficineiro: Kenia Dias
Classificação Indicativa: A partir de 14 anos
Release: Ateliê prático voltado ao estudo do movimento a partir de procedimentos de pesquisa realizados no Vaga Carne voltados à instabilidade do corpo e suas trajetórias de movimento.
Algumas perguntas são norteadoras: O que as partes do corpo veem quando nos movemos? Como uma mesma sequência de movimento pode ser dançada com várias versões? Uma parte desse estudo acontecerá com o celular acoplado no corpo que registrará as relações e diferenças entre dinâmicas de movimento, espaço e composição para uma mesma dança.
Público-alvo: Atores, bailarinas e demais interessados
29/10, às 16h
Plataforma Zoom
Título: O Bailado da Pan-Amazônia
Grupo: Cia. Garatuja de Artes Cênicas
Oficineiro: Regina Maciel
Classificação Indicativa: A partir de 14 anos
Release: O Bailado da Pan-Amazônia é o conjunto de danças Indígenas da panamazônia, (Acre, Peru, Bolivia e Amazonas) " O corpo do Guerreiro"
As danças indígenas da Amazônia são danças que nascem na cosmologia de todos os povos dos Andes aos Amazônidas, nesse mundo tudo está conectado, tudo em um só mundo, espiritualidade e o cotidiano em um só lugar e as danças com suas variações e sentidos são fundamentais para o fortalecimento dessa cultura milenar. O Corpo do Guerreiro em prontidão na caça,na pesca e na guerra, sua movimentação, corpo arqueado, agachado, rastejando, espreitando, correndo entre as matas, subindo nas árvores e saltando.
Os mariris de roda, mariri de duplas, solo .
Os personagens: Jiboia,: carapanã, urubu, macaco, peixe -boi gavião e Kanaro são os personagens que iremos trabalhar nessa oficina do bailado, seus significados e sua cosmologia dentro da cultura indígena.
Público-alvo: Atores, bailarinas e demais interessados
PENSAMENTOS GIRATÓRIOS
17/10, ÀS 16h, no Youtube do Sesc-DF
Espetáculo: O Vazio É Cheio de Coisa
Título: Corpo Bambu: cena e simbiose
Cia Nós No Bambu (DF)
Mediador: Pedro Martins
Há 18 anos pesquisamos as possibilidades de interação entre corpos e formas de bambu, somando elementos de circo, dança e teatro. Compartilharemos aprendizados, reflexões e desafios desta caminhada, na qual dramaturgia, design e corpo são elementos indissociáveis. O processo de criação de espetáculos, composição coreográfica, hibridismo de linguagens, relação com objetos e tecnologias também serão abordados.
18/10, às 20h, no Youtube do Sesc-DF
Espetáculo: Enquanto a Chuva Cai
Título: Reflexões, Pensamentos e Procedimentos
Cia. Fluctissonante e Pomeiro Gestão Cultural
Mediador: Guimarães
Neste encontro a Cia. Fluctissonante se debruça sobre o espetáculo ‘Enquanto a Chuva Cai’ e sobre os processos de criação, inclusão e acessibilidade que vêm sendo empregados pelo grupo em suas produções mais recentes. Neste âmbito, busca-se refletir caminhos passados, atuais e futuros para a arte inclusiva e acessível no Brasil.
20/10, às 20h, no Youtube do Sesc-DF
Espetáculo: Boquinha ... E assim Surgiu o Mundo
Título: Representatividade Negra - de Criança a adulto
COLETIVO PRETO (RJ)
Mediador: Jonathan Andrade
Como se dá a construção da autoimagem de uma criança negra? O Coletivo Preto propõe uma conversa sobre “Representatividade Negra – de Criança a Adulto”, pensando narrativas positivas, autoimagem na infância e passando pelo Projeto IDENTIDADE, uma exposição fotográfica que apresenta ícones da cultura pop mundial representados por pessoas negras. Esta exposição foi criada por Noemia Oliveira e Orlando Caldeira.
24/10, às 20h, no Youtube do Sesc-DF
Espetáculo: KINTSUGI, 100 memórias
Título: O Corpo como fronteira
Cia LUME Teatro
Mediador: Rita de Castro
O corpo é uma potência poética virtual a ser explorada em seu limite para uma possível atualização espetacular, e esse é o trabalho de base de toda a história de pesquisa do LUME: ativar potências no e do corpo em sua fronteira expressiva. Partindo desse locusperguntamos: Como pensar o corpo para além de suas cisões e funções utilitaristas? Como problematizar um corpo em arte em seu enlace político, ético e estético?
26/10, às 20h, no Youtube do Sesc-DF
Espetáculo: 2 MUNDOS
Título: Teatro de Sombras e Audiovisual: possibilidades de um hibridismo entre linguagens artísticas
Cia Lumiato (DF)
Mediadora: Kaise Helena Ribeiro
A companhia Lumiato propõe um espaço para compartilhar questionamentos que atravessam os processos criativos de espetáculos de teatro de sombras e suas adaptações audiovisuais na atualidade. Novos desafios surgem na reconfiguração dos elementos que compõem a cena, a geração de sentido utilizando signos e símbolos e a consequente transformação das poéticas no teatro de sombras contemporâneo.
28/10, às 20h, no Youtube do Sesc-DF
Espetáculo: VAGA CARNE
Título: VAGA CARNE
Cia Grace Passô
Mediador: Cristiane Sobral
Pensamento Giratório a partir da exibição do filme média-metragem VAGA CARNE, dirigido por Grace Passô e por Ricardo Alves Jr., 2019, seguido de bate-papo com Grace Passô, diretora e atriz do filme. Link para acesso ao média-metragem: VIMEO.COM/317289406. Senha: vaga01 (conteúdo privado). Além da exibição do filme, também há a possibilidade do Pensamento Giratório ocorrer a partir do bate-papo com Grace Passô sobre a construção e os desdobramentos de VAGA CARNE, que deu origem a três linguagens de trabalho: peça, livro e filme.
30/10, às 16h, no Youtube do Sesc-DF
Espetáculo: ÍCARO
Título: Encontros e Acessos
Cia LM Produções
A partir de um debate sobre o espetáculo ÍCARO e sobre Vídeo Desmontagem da peça (processo de criação do texto e encenação), o encontro promove uma discussão sobre a deficiência e as limitações humanas, inclusão, preconceito (capacitismo), superação, resiliência.
Será disponibilizado previamente para os participantes o link da apresentação do espetáculo realizada no Palco Giratório no dia 15/10 e o link do vídeo-desmontagem da peça, transmitido pela Plataforma Cena do Sesc no dia 10/09.
31/10, às 20h, no Youtube do Sesc-DF
Espetáculo: Interior
Título: Teatro de Grupo e Resistência
Grupo Bagaceira de Teatro (CE)
Mediador: Zé Regino
Em 2020 o Grupo Bagaceira completou 20 anos de atividades sem interrupção, mas dentro de um cenário- econômico incerto. O grupo joga esse tema em busca de uma reflexão de novas maneiras de financiamento, circulação e fruição desse dito TEATRO DE GRUPO do Brasil.