Mesa Brasil recebe gerentes do Superbom no banco de alimentos e em instituição social beneficiada
Caminho de Navegação
Notícia
Mesa Brasil recebe gerentes do Superbom no banco de alimentos e em instituição social beneficiada
'Convidados pela coordenação do programa de combate à fome e desperdício de alimentos, Mesa Brasil Sesc no Distrito Federal, o diretor do Superbom supermercados, Fernando Botelho, e gerentes das princi...'
Publicado em 10/02/2022 00h00Atualizado em 10/02/2022 00h00
Compartilhe:
Convidados pela coordenação do programa de combate à fome e desperdício de alimentos, Mesa Brasil Sesc no Distrito Federal, o diretor do Superbom supermercados, Fernando Botelho, e gerentes das principais lojas do grupo no DF, visitaram o banco de alimentos do programa de combate à fome e desperdício de alimentos nesta quinta-feira (9). Além de conhecer de perto todos os processos realizados no galpão do banco de alimentos do Mesa Brasil, localizado no Sia, o grupo também visitou o trabalho social de uma das quase 300 instituições cadastradas ao Mesa, a qual os alimentos doados semanalmente contribuem com a alimentação de 300 crianças e adolescentes e mais de 240 famílias, atendidas pela Associação Viver, na cidade Estrutural.
A coordenadora do Mesa Brasil no Distrito Federal, Cláudia Vilhena, explica que o objetivo é convidar os parceiros, doadores de alimentos, para conhecer de perto todos os processos que o programa realiza para garantir que os alimentos cheguem a que mais precisa e com a devida qualidade. “O principal objetivo é sensibilizar os doadores, sobre a importância da contribuição e do trabalho deles junto ao Mesa, para aumentar o volume de produtos doados. É a primeira vez que realizamos esta experiência e nós convidaremos todos os supermercados parceiros, que integram a coleta urbana, para esta visita”, afirma Cláudia Vilhena.
Ao chegar ao galpão do banco de alimentos, o grupo acompanhou todo o processo de separação e triagem dos alimentos, realizados pela equipe do Mesa Brasil, visitou os espaços de armazenamento e conheceu a logística e os criteriosos procedimentos adotados dentro do banco de alimentos para realizar com agilidade a preparação e a entrega diária dos volumes de alimentos doados.
O diretor do Superbom, Fernando Botelho, disse que reuniu os gerentes e aceitou o convite do Mesa Brasil para sensibilizá-los sobre a parceria e a importância desta rede de solidariedade. “Trazer nossos gestores aqui é uma forma de promover a sensibilização e estimular a participação deles neste trabalho, que também é necessário dentro do nosso negócio; isso porque hoje jogar uma fruta fora é muito mais cara do que doar uma fruta ou legume, que ainda está em condição de ser consumida, mas não está adequada para a comercialização, isso tanto para frutas, legumes e gêneros alimentícios de maneira geral”, explicou.
Botelho contou que as visitas ao galpão de alimentos do mesa e à instituição social beneficiada tornaram a participação do Superbom ainda mais relevante e que o retorno e comprometimento do grupo serão ainda mais fortes depois desta experiência. “Hoje tivemos a oportunidade de reconhecer o trabalho de uma instituição social, acompanhar como funciona, que é uma necessidade para a sociedade, uma necessidade para as crianças. Entendemos melhor e por isso, compreendemos da melhor forma todo o trabalho conjunto entre o Mesa, os parceiros e as instituições sociais cadastradas”, acredita.
O presidente da Associação Viver, Carlos Augusto Marcondes Eugenio, contou que a contribuição do Mesa Brasil é fundamental para que o atendimento de 300 crianças e adolescentes em vulnerabilidade seja possível. O presidente percorreu todo o espaço físico da instituição social, apresentando aos gerentes, tanto o local do recebimento de alimentos quanto as atividades e oficinas culturais e educativas oferecidas no contraturno aos jovens da Estrutural. “Estamos aqui há 27 anos e todo o trabalho que é desenvolvido aqui na Associação só é possível com parcerias com a que temos com o Mesa Brasil, contar com a doação de alimentos é fundamental para a Associação Viver”, reconheceu o presidente do trabalho social.
Ao final das visitas tanto ao galpão de alimentos quanto à instituição social beneficiada, um dos gerentes da equipe, gestor da unidade do Superbom em Vicente Pires, Rodolfo Souza Pinheiro, se surpreendeu com o que viu. “Eu não tinha ideia da proporção do trabalho do Mesa Brasil; conhecer esta retaguarda e ter ideia da abrangência e de como funciona assim de perto reforça ainda mais a nossa responsabilidade em fazer parte desta parceria”, constatou um dos gerentes do Superbom convidado.
Participe dessa rede de solidariedade e alimente essa ideia! Seja um doador do Mesa Brasil.
Endereço: Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) trecho 4, lotes 1150/1160