Caminho de Navegação

Alimentação

Na Praia 2023 e Sesc Mesa Brasil arrecadam 21,4 toneladas de alimentos

Graças à parceria firmada entre o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) e a R2 Produções, 21.405 quilos de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, entre outros, já chegaram a cerca de 30 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional no DF.

Publicado em 07/08/2023 03h29 Atualizado em 07/08/2023 03h29

Os alimentos foram doados pela R2 nos meses de junho e julho, por meio da chamada meia social

 

Graças à parceria firmada entre o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) e a R2 Produções, 21.405 quilos de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, entre outros, já chegaram a cerca de 30 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional no DF.

 

Os alimentos foram doados pela R2 nos meses de junho e julho, por meio da chamada meia social — modalidade que garante meia-entrada mediante a realização de uma doação a uma causa social — nesse caso, o programa Mesa Brasil​

 

Totens para o recolhimento das doações foram instalados na entrada do evento. Além disso, equipes do programa são escaladas diariamente para coletar, avaliar e destinar as doações a quem mais precisa. 

 

A parceria do Mesa Brasil no DF com a R2 vem desde 2018, quando o festival Na Praia ainda era realizado na Concha Acústica. Na avaliação do diretor regional do Sesc, Valcides Araújo, a meia social é uma excelente forma das empresas e da própria população exercerem a responsabilidade social. 

 

“Muitas vezes, as pessoas querem ajudar e não sabem como, então, com parcerias como essa, a gente gera oportunidades para que as pessoas doem. O Brasil voltou para o mapa da fome, são muitas pessoas passando necessidade e a gente não pode ficar esperando que o Estado sozinho resolva isso”, enfatizou.

 

Para o diretor de Sustentabilidade do Na Praia, Kallel Kopp, a parceria com o Sesc traz transparência e legitimidade ao trabalho social desenvolvido no festival. “É uma parceria que é fundamental para que a gente consiga concretizar o nosso objetivo de contribuir com a questão da erradicação da fome no país”, comentou.

 

O Mesa Brasil 

 

Atualmente, o programa é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina.Trata-se de uma grande estrutura de logística desenvolvida pelo Sesc para o bem. Os alimentos coletados são avaliados por uma equipe de nutricionistas, separados por tipo, validade e peso e, então, distribuídos para instituições idôneas — previamente cadastradas — que acolhem pessoas que realmente necessitam.

 

Alimento de qualidade

 

Segundo a coordenadora do Sesc Mesa Brasil no DF, Cláudia Vilhena, as parcerias com grandes produtores de shows proporcionam doações de excelente qualidade. “São produtos, em sua maioria, recém adquiridos. Então, diferentemente das outras doações que recebemos com pequenas avarias ou que perderam o valor comercial — mas não o valor nutricional — , com essas parcerias a gente consegue receber como doação alimentos de excelente qualidade com prazo de validade dilatado. E isso é muito bom para que a gente possa juntar com os produtos avariados e fazer uma doação de qualidade”, explicou. 

 

A Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (ADRA) no DF foi uma das instituições beneficiadas pela doação. A sede da instituição, localizada em Samambaia, atende jovens de 15 a 25 anos da comunidade local, oferecendo cursos profissionalizantes e atividades de lazer e cultura. 

 

Leandro Nunes, coordenador da Adra no DF, conta que, com o apoio do Mesa Brasil, a entidade distribui alimentos para cerca de 150 famílias, em situação de extrema vulnerabilidade. “São famílias que vivem na periferia de Brasília. Muitas, às vezes, não têm o que comer e dependem desse alimento”, explica.