'O Sesc-DF apresenta na próxima terça-feira (12), às 19h, o programa Identidades Brasilis, com apresentações artísticas e debates com ênfase nas discussões identitárias, cosmológicas e étnico-raciais. S...'
Publicado em 07/10/2021 00h00 Atualizado em 07/10/2021 00h00
O Sesc-DF apresenta na próxima terça-feira (12), às 19h, o programa Identidades Brasilis, com apresentações artísticas e debates com ênfase nas discussões identitárias, cosmológicas e étnico-raciais. Será um espaço para dança, música, teatro, poesia e artes visuais. O programa segue o formato de auditório e é voltado para o pensamento crítico e para a promoção cultural. Gravado no palco do Teatro Sesc Garagem (913 Sul), a transmissão vai ocorrer no Youtube do Sesc-DF (youtube.com/sescdf).
O Identidades Brasilis conta com a interação entre convidados e público, que neste momento teve que ser em quantidade reduzida devido à pandemia. A produção artístico-cultural Identidades Brasilis conta com a apresentação da atriz Ana Luiza Bellacosta e participação de representantes indígenas, artistas e pesquisadores.
De acordo com o analista de cultura do Sesc-DF, Samuel Araújo, os debates terão como um dos motes o fato de alguns países da América Latina comemorarem em 12 de outubro o descobrimento das Américas. “Essa data é lembrada como o dia em que o navegador Cristóvão Colombo chegou à América Central, em 1492. Desde o fim dos anos 80, diferentes líderes e estudiosos destes países começaram a refletir sobre o motivo de comemorar o descobrimento” questiona o analista.
Dessa forma, o programa intercala debates e atrações culturais que trazem reflexões a partir das práticas e das produções artístico-cultural que contribuem para o desenvolvimento do ser humano. “Esse projeto busca, em termos de representatividade e proporcionalidade, discutir e refletir sobre questões urgentes e emergentes acerca do que a contemporaneidade nos convida ao debate, como o racismo e a desigualdade”, afirma.
Programa Identidades Brasilis
Dia: 12/10
Hora: 19h
Local: youtube.com/sescdf
Veja quem são os convidados:
- Apresentação do programa: Ana Luiza Bellacosta, atriz formada pela UNB, palhaça premiada e produtora cultural com especialidade técnica em palhaçaria clássica.
- Maná Shanenawa e Yube Ynu, representantes do Povo SHANENAWA , no município de Feijó no Acre.
-Ian Wapichana, músico compositor, produtor audiovisual e poeta. Nascido em Roraima e da etnia Wapichana, é artista multidisciplinar.
- Kamuu Dan Wapichana (Filho do Sol), nascido em Boa Vista-RR, estudante de Gestão Ambiental na Universidade de Brasília é coordenador do Elo Indígena da Rede Sustentabilidade do DF, membro fundador do Conselho Indígena do DF.
- Naine Terena de Jesus, natural de Cuiabá - MT, mestre em artes, doutora em educação, graduada em Comunicação Social (UFMT). Mulher do povo Terena, é pesquisadora, professora universitária, curadora e artista educadora.
- Victor Hugo Leite (vhfro), nascido em Brasília, ator, produtor cultural e professor de arte na SEE-DF, em São Sebastião. Membro da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).
- Cristiane Sobral, carioca e vive em Brasília. Multiartista, é escritora, poeta, atriz e professora de teatro.
- Tuanny Araujo, é artista cênica e literária. Nascida no RJ, residente em Brasília, atriz, escritora, dramaturga e diretora, é co-fundadora do Grupo Embaraça, coletivo de Teatro Negro de Brasília.
- Oberon Blenner, o Oberas, nascido no DF e crescido no entorno (Goiás), desenhista, grafiteiro e ilustrador digital, intenciona em seu trabalho manifestar a arte ancestral genuína, de povos africanos e ameríndios.
- Dilo Paulo e Lenna Siqueira (Cia. Corpus Entre Mundos): Dilo Paulo, nascido em Angola, é diretor, bailarino e coreógrafo da companhia. Lenna Siqueira, natural do RJ, é diretora artística, bailarina e coreógrafa da companhia.