Caminho de Navegação

Notícia

Projeto Cozinha Sem Sobras, do Sesc-DF, entrega 1,8 mil kits de comidas juninas em creches e distribui 18 mil refeições

'Os meses de junho e julho ganharam uma programação especial promovida pela iniciativa do projeto Cozinha Sem Sobras, do Sesc-DF em parceria com o programa de combate à fome e desperdício de alimentos M...'

Publicado em 02/08/2021 00h00 Atualizado em 02/08/2021 00h00

Os meses de junho e julho ganharam uma programação especial promovida pela iniciativa do projeto Cozinha Sem Sobras, do Sesc-DF em parceria com o programa de combate à fome e desperdício de alimentos Mesa Brasil Sesc. Ao todo, 44 instituições sociais receberam a entrega de 1,8 kits com comidas típicas das tradicionais festas regionais e cerca 18 mil pessoas se alimentaram com a entrega de galinhadas no horário do almoço ao longo dos últimos dois meses.
WhatsApp Image 2021-07-30 at 16.11.24.jpeg

Três vezes por semana equipes com nutricionistas, coordenadores e colaboradores do Sesc-DF visitaram instituições em todo o DF entregando refeições prontas com galinhadas para o almoço e também três vezes por semana, no período da tarde, creches e associações com projetos sociais para crianças receberam os kits com lanches temáticos. Canjica, cachorro-quente, pipocas e doces variados. Comida típica de festa junina que levou alegria e acolhimento para muitas crianças carentes na capital.
WhatsApp Image 2021-07-30 at 16.11.25.jpeg

No encerramento do I Arraiá Cozinha Sem Sobras, na última sexta-feira, (31), diretores e coordenadores visitaram a Creche Nairim, na região administrativa de Santa Maria, para realizar a entrega de  kits com lanches e comidas típicas para 100 crianças atendidas no local. De acordo o diretor regional do Sesc-DF, Moisés Brandão Nunes, a iniciativa alcançou o objetivo de atender crianças em situação de vulnerabilidade social contribuindo para o desenvolvimento físico e proporcionando um momento festivo.

“São projetos muito importantes que atuam em conjunto, conseguimos atender instituições cadastradas ao Mesa Brasil, com centenas de famílias em locais em extrema vulnerabilidade social no DF e ainda atuamos com a área de nutrição, fornecendo alimentação balanceada e monitorada por nutricionistas”, explica. Além disso, o diretor regional destacou as atividades permanentes dos projetos. “Realizamos o aproveitamento integral dos alimentos, orientamos as famílias com informações que promovem a educação nutricional. Foi uma experiência muito produtiva, poder promover alimentação e valorizar a nossa cultura com as comidas típicas”, destacou.
               WhatsApp Image 2021-07-30 at 16.11.20.jpeg WhatsApp Image 2021-07-30 at 16.11.25 (1).jpeg

A diretora da creche Nairim, Miriam Aparecida de Souza, contou que essa foi a primeira vez que muitas crianças puderam se divertir e se deliciar com as comidas típicas, depois de mais de 1,5 ano de pandemia. “São 12 anos de trabalho com famílias e crianças carentes aqui em Santa Maria. Sem o apoio e a parceria do Mesa Brasil seria impossível continuar. A comunidade é muito pobre e dezenas de mães contam com a creche para conseguir sustentar a família. E hoje as crianças estão muito entusiasmadas com lanches tão gostosos”, avalia.  

 Sobre o projeto Cozinha Sem Sobras
O projeto Cozinha Sem Sobras leva esse nome por incentivar o uso integral de todos os alimentos que entram na cozinha como forma de não desperdiçar produtos, especialmente neste momento em que muitos passam fome. O lanche preparado pela equipe do Sesc-DF é fresquinho e preparado no dia da distribuição.
                  WhatsApp Image 2021-07-30 at 16.11.15 (1).jpeg WhatsApp Image 2021-07-30 at 16.11.15.jpeg