Saborosa receita com casca de banana empanada mostra forma criativa de reaproveitar o alimento e vence segundo Festival Gastronômico Mesa Brasil Sesc
Caminho de Navegação
Notícia
Saborosa receita com casca de banana empanada mostra forma criativa de reaproveitar o alimento e vence segundo Festival Gastronômico Mesa Brasil Sesc
'A casca da banana foi o principal item que serviu de inspiração para as dez instituições que participaram da segunda edição do Festival Gastronômico Mesa Brasil Sesc DF. A iniciativa premiou nesta sex...'
Publicado em 15/10/2021 00h00Atualizado em 15/10/2021 00h00
Compartilhe:
A casca da banana foi o principal item que serviu de inspiração para as dez instituições que participaram da segunda edição do Festival Gastronômico Mesa Brasil Sesc DF. A iniciativa premiou nesta sexta-feira (15), em live ao vivo no Youtube da instituição, as três melhores receitas que tiveram como foco este ano a alimentação inclusiva (exemplo, intolerância a lactose). A composição do cardápio que venceu o festival conteve casca de banana empanada, vinagrete, purê de abóbora com casca, espaguete de abobrinha e cenoura, além de salada tropical e molho com mostarda e mel. A vencedora do festival e responsável pelo delicioso prato foi a instituição Mãos Solidárias, localizada em Sol Nascente, em Ceilândia.
Aproveitar as frutas e vegetais ao máximo é cada vez mais importante em um mundo onde 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é desperdiçado anualmente de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. O presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio), José Aparecido da Costa Freire, participou da live de premiação do festival e destacou que a iniciativa incentiva a importância do aproveitamento total dos alimentos e reafirma o compromisso do Sesc com a prática sustentável. “Estamos reconhecendo o trabalho primoroso de quem eu poderia chamar de verdadeiros chefes de cozinha das instituições cadastradas no programa. É com muita felicidade que parabenizo os participantes, finalistas e vencedores da segunda edição deste festival”, disse José Aparecido. A live contou também com a presença do diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, e do diretor de Programas Sociais do Sesc-DF, Guilherme Reinecken.
Durante a segunda edição, todos os pratos apresentaram excelente nível de apresentação e qualidade mostrando como usar os alimentos de forma inteligente. A colaboradora da instituição Mãos Solidárias, Luana Dantas, foi quem desenvolveu o prato eleito campeão do festival. Emocionada com a premiação, ela agradeceu o apoio do Mesa Brasil DF e ressaltou que cascas, talos, sementes e folhas dos vegetais e frutas que costumamos desprezar podem ser mais saudáveis que o alimento em si. “Nem sempre nas nossas unidades temos carne. Então é importante saber reutilizar essa casca de banana que muitas vezes tem muitas proteínas que equivalem a um peixe, por exemplo. Como o prato que eu criei que tinha gosto de peixe, cheiro de peixe e altamente nutritivo. O festival abre os olhos das instituições para que comecem a produzir dessa forma sem desperdiçar os alimentos”, disse Luana. O programa Mesa Brasil DF vai lançar um livro digital com todas as receitas desta edição.
Os vencedores do festival terão direito a bolsas nos cursos de gastronomia do Senac-DF. O Sesc destinou como premiação excursão com acompanhante para Caldas Novas (GO), ou Pirenópolis (GO), para o primeiro colocado, passeio no final de semana com acompanhante em Hotel Fazenda para o segundo colocado e uma diária de hospedagem em hotel em Brasília com acompanhante e café da manhã para a instituição que ficou em terceiro lugar. A segunda edição foi marcada por cardápios que demonstraram a força da solidariedade e comprometimento pelo trabalho culinário do aproveitamento e reaproveitamento de alimentos nas instituições sociais.
Veja os vencedores:
1 º Lugar - Instituição Mãos Solidárias
Receita: casca de banana empanada, vinagrete, purê de abóbora com casca, espaguete de abobrinha e cenoura, além de salada tropical (Alface, tomate cereja, manga e nhoque de batata roxa) e molho com mostarda e mel.
2 º Lugar - Instituto Aprender
Receita: carne de casca de banana, acompanhamento de purê de batata doce, mix de legumes e salada tropical com molhos de mostarda mel e gengibre.
3 º Lugar - Instituição Elos da Solidariedade
Receita: hambúrguer de ervilha grelhado no azeite, arroz, feijão, creme de legumes, salada de alface, tomate, pepino com molho de cenoura e gengibre e pastel de banana e canela.