Caminho de Navegação

Administrativo

Sesc-DF conquista direito de compra do terreno da unidade do Guará

Representantes do Governo e do Sistema Fecomércio do Distrito Federal assinaram a escritura pública do terreno do Sesc Milton Carlos da Silva nesta quarta (31)

Publicado em 31/07/2024 19h56 Atualizado em 31/07/2024 19h56
Representantes do Governo e do Sistema Fecomércio do Distrito Federal assinaram a escritura pública do terreno do Sesc Milton Carlos da Silva, no Guará

Nesta quarta-feira (31), o presidente do Sistema Fecomércio do Distrito Federal, José Aparecido da Costa Freire, o governador Ibaneis Rocha, o diretor Regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, e o presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Izídio Santos, assinaram o Termo de Concessão de Direito Real de Uso do terreno do Sesc Milton Carlos da Silva, no Guará.

 

Com o documento, o Sesc-DF garante não só concessão e direito de uso do espaço por mais 30 anos, prorrogáveis por iguais períodos, mas também a preferência de compra do terreno. 

 

Apesar de ocupar há quase 28 anos o espaço cedido pelo Clube de Regatas Guará ─ que tinha o direito de explorá-lo, a história dessa unidade é marcada por grande imbróglio judicial, que só agora foi resolvido e o terreno, enfim, está regularizado. 

 

Desde a inauguração, em 1998, a unidade se tornou um polo de prestação de serviços, assistência social, lazer, esporte e cultura. No local, são atendidas, em média, 25 mil pessoas por mês. Atualmente, há mais de 4 mil alunos matriculados em diversas modalidades esportivas.  

 

Segundo José Aparecido, a regularização do espaço é uma grande vitória. “Estamos extremamente satisfeitos com a assinatura da concessão e a preferência de compra. Isso nos dá segurança para realizar investimentos significativos na modernização da unidade. É, sem dúvidas, um passo importante para ampliar e aprimorar os serviços oferecidos à comunidade do Guará e região, que merece instalações com alto padrão de qualidade”. 

Durante a cerimônia, o governador Ibaneis Rocha enalteceu a parceria com a iniciativa privada e o que a entrega de escrituras representa para o Sesc e o governo como um todo. 

 

“Temos uma parceria muito forte com o Sistema S, que tem uma colaboração muito grande com a sociedade do DF, levando serviços e muitas coisas importantes. E a Terracap vem fazendo um grande trabalho na regularização fundiária, trazendo segurança jurídica. Uma das coisas que mais prezo é a segurança jurídica para termos cada vez mais desenvolvimento na cidade”, disse.  

 

Comunidade agradece 

Quem vive a rotina do clube diariamente comemorou a novidade. É o caso da aposentada Iones de Maria Maia Pinheiro, 64 anos. “Eu amei, porque precisava fazer reforma, e sempre falaram que não podia mexer por causa que o Sesc não era do Sesc. Tem mais de 20 anos que eu frequento aqui. Entrava governo, saía governo e sempre falavam assim: ‘não, não é nosso, né?’ Dependia do governo para liberar. E esse governo liberou e está aí, tanto que o governador veio trazer a escritura, isso é muito bom”, elogiou. 

 

Maria Helena de Deus Silva, 73 anos, também frequenta o Sesc do Guará há 15 anos. Ela chegou a temer que o clube fechasse as portas. “Todo mundo está muito feliz e muito grato por isso, só de saber que a gente não tem mais que se preocupar com isso, porque antes era uma preocupação constante. Será que vai acabar? Teve uma época em que a gente pensou que ia perder essa oportunidade, que está aqui na minha porta, eu moro bem pertinho. É só gratidão mesmo, estou muito feliz por essa notícia”, relatou.