Caminho de Navegação

Notícia

Sesc-DF e Universidade de Brasília se unem no combate ao ageismo

'​Para divulgar a campanha contra o ageísmo e fortalecer as atividades da instituição em prol dos idosos e das conexões intergeracionais, a Universidade de Brasília e o Sesc-DF realizarão durante uma se...'

Publicado em 22/09/2021 00h00 Atualizado em 22/09/2021 00h00

Para divulgar a campanha contra o ageísmo e fortalecer as atividades da instituição em prol dos idosos e das conexões intergeracionais, a Universidade de Brasília e o Sesc-DF realizarão durante uma semana inteira atividades para discutir o tema ageismo, que é o preconceito que perpassa todas as idades, porém na fase do envelhecimento é potencializado. 

A ação será rno período de 28 a 30 de setembro, no formato online, com o tema "Semana de diálogos sobre práticas Intergeracionais e combate ao Ageismo: Sesc e UnB no enfrentamento ao Ageismo”. A proposta faz parte da semana universitária da UnB e será constituída por Workshops, oficinas e webinário envolvendo profissionais voltados para serviços com pessoas idosas, comunidade interna do Sesc-DF e UnB, professores da rede pública, influenciadores de mídia e comunidade em geral sob a perspectiva da Década do Envelhecimento Ativo e Saudável 2020-2030 da Organização Mundial da Saúde.

Desde o início do ano, o Sesc-DF, por meio da coordenação de assistência social, tem realizado a Campanha de combate ao Ageismo com várias transmissões sobre a temática, sempre com mediadores e convidados. De acordo com a coordenadora de Assistência Social do Sesc-DF, Adriana Costa, o objetivo é identificar soluções para reduzir o preconceito etário contra a pessoa idosa. “A ideia é fortalecer a troca de saberes entre as gerações e com isso buscarmos desconstruir práticas ageistas voltadas para o envelhecimento humano”, explica.

As oficinas serão conduzidas em rodas de conversação online com a participação de alunos de 6 a 12 anos do Projeto VOAR família e Cidadania, pessoas idosas participantes do Grupo dos Mais Vividos, Webinário com participantes do grupo de pesquisa “Isolamento social entre pessoas idosas do DF”, com lançamento de documentário "Como nós somos, analisando sob a perspectiva do ageismo.

Programação
28 de setembro:
Webinário - Ageismo nas instituições: vamos pensar algumas soluções juntos?
horário: 09h
local: Youtube do Sesc- DF
Participantes:
Adriana Costa - Sesc-DF
Dra. Bianca Cobucci Rosiére - Defensoria Pública
Leonardo Kazuo - Enap
Mediadora: Leides Moura - ( UnB)
29 de setembro:
Workshop Sesc e UnB no enfrentamento ao ageismo: "experiências e projetos"
Lançamento do Documentário : Como nós somos, analisando sob a perspectiva do ageismo.
Mediadora: Dra: Leides Moura -(FS/UnB) e Ana Carolina Cunha - Assistente Social do Sesc-DF
Horário: 17h
30 de setembro:
Ateliê Intergeracional : uma experiência dos projetos sociais do Sesc-DF em parceria com a UnB
Horário: 9h às 12h
plataforma Teams
Mediadores - Ana Carolina Cunha e Elizete Araujo de Oliveira - Assistentes Sociais - Sesc-DF
Dra: Leides Moura - (FS/UnB)
Objetivo: fortalecer o enfrentamento ao ageismo por meio de práticas intergeracionais.
Compreender o envelhecimento e a infância como fases fundamentais do desenvolvimento humano.
Sesc e UnB - Ateliê Integeracional: a velhice como conquista humanitária
Horário: 14h às 17h
plataforma Teams
Objetivo: Realizar atividades voltadas para a discussão da década do envelhecimento x velhice como doença para os jovens e idosos pensarem a questão do envelhecimento como conquista humanitária.
Mediadores - Thayane Duarte Queirós e Roslilane dos Santos. - Assistentes Sociais - Sesc-DFDra: Leides Moura - (FS/UnB)​