Caminho de Navegação

Cultura

Sesc Festclown 2024 terá mais de 30 espetáculos gratuitos

Festival de palhaçaria promovido há 22 anos pelo Sesc-DF tem início na próxima quinta-feira (15) e contará com workshops, debates e exibição de filmes

Publicado em 08/08/2024 18h10 Atualizado em 08/08/2024 18h10

Vem aí mais uma edição do maior festival de palhaçaria da América Latina, o Sesc Festclown. Entre os dias 15 e 18 de agosto, mais de 50 artistas vão participar de 32 espetáculos gratuitos e abertos ao público no complexo montado no Sesc Bartolomeu Martins, em Ceilândia Norte, e no Teatro Paulo Gracindo, no Gama.  

 

Em 2024, o Sesc Festclown completa 22 anos com uma grande estrutura em Ceilândia. Além do teatro, a Vila Clown vai contar com circo, palco externo e a Carreta Palco, a nova unidade móvel do Sesc-DF. 

 

A programação reúne performances de artistas nacionais e internacionais, workshops, oficinas, exibição de filmes e mesas de debate, além de apresentações em hospitais e instituições sociais.  

 

Na abertura, dia 15, às 20h, no Teatro Nilton Rossi, o público vai se divertir com o espetáculo “Imagine Toi”, estrelado pelo ator francês Julien Cottereau, ex-Cirque du Soleil expert em mímica, que encanta plateias do mundo todo há quase 30 anos.  

 

Confira a programação completa e os horários de funcionamento do festival: 

 

  • Quinta-feira (15): 19h30 às 22h; 

  •  Sexta-feira (16): 19h às 22h30; 

  •  Sábado (17h): 10h às 00h; 

  •  Domingo (18): 10h às 22h. 

 

A fim de tornar o evento ainda mais inclusivo, não haverá distribuição antecipada de ingressos. As sessões serão preenchidas por ordem de chegada, com ocupação sujeita à lotação dos espaços. 

 

Pioneirismo 

O diretor regional do Sesc, Valcides de Araújo, lembra que o Sesc Festclown foi o primeiro festival de circo promovido pelo Sesc no Brasil. “Ao longo desses 22 anos, o Festclown recebeu grupos do Brasil inteiro, da América do Sul e da Europa. Também formou, por meio das suas ações formativas, inúmeros grupos e foi o ponto de partida para diversos outros projetos de circo que acontecem hoje pelo país. Foram muitas conquistas em duas décadas”.   

 

Para o próximo ano, a meta é investir ainda mais na descentralização do evento. “Queremos levar espetáculos para várias regiões administrativas simultaneamente”, revela Valcides.

 

Atrações 

Segundo o diretor, nesta edição, o público vai sentir o circo de uma forma muito especial. Ele explica que a curadoria buscou investir em espetáculos que unem a palhaçaria a outras técnicas circenses, como equilibrismo, trampolim acrobático, mágica, entre outras. “Esperamos que cada apresentação seja um convite para explorar o poder do riso e a magia do circo”, destaca.

  

Outra atração internacional é o artista argentino Fernando Cavarozzi, o Palhaço Chacovachi, um dos ícones de palhaçaria e clown de rua da América Latina. No dia 17, às 20h, ele apresenta o show “Cuidado! Um palhaço ruim pode arruinar a sua vida”. 

 

Também merece destaque o número de artistas locais. Dos 25 grupos e artistas escolhidos por meio de chamamento público para o festival, 14 são do Distrito Federal. Entre eles, rostos já amados pelos brasilienses, como os Irmãos Saúde, a Cia Trupe Raiz do Circo, o Palhágico Chouchou e o Tio André.   

Outros tantos, com certeza, vão arrebatar o coração do público. É o caso da Carroça de Mamulengos, trupe fundada há 47 anos, em Brasília, pelo casal Schirley França e Carlos Gomide. No dia 16, às 20h30, a família vai contar a própria história, no espetáculo “Janeiros”, usando fantoches, bonecos gigantes e instrumentos musicais.  

 

Diversidade  

Uma das novidades deste ano é a oficina de Art Drag, com o artista transformista Victor Baliane, marcada para 17 de agosto. As inscrições para essa e outras ações formativas podem ser feitas pelo link: https://x.gd/wOmS7. 

 

O “Clowbaré”, espetáculo com classificação indicativa de 16 anos, que foi sucesso em 2023, está de volta neste ano na versão Drag. Vai ser no sábado (17), às 22h.  

 

Além disso, a apresentadora Carmela, personagem transformista interpretada pelo ator Diego Ponce de Leon, também é presença confirmada no festival. Além de mestre de cerimônias, ela apresenta o espetáculo de comédia “Vai Carmela”, às 19h de sábado (17).  

 

Sesc Festclown 2024 

De 15 a 18 de agosto  
Sesc Ceilândia e Sesc Gama 
Entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços 
Programação e informações: https://saibamais.sescdf.com.br/festclown-2024