Caminho de Navegação

Notícia

Setembro Amarelo: Profissionais do Sesc-DF colocam prevenção ao suicídio na pauta dos atendimentos diários

'O mês de setembro é conhecido como um momento do ano em que a sociedade debate e olha com mais atenção para uma epidemia silenciosa chamada suicídio. No Brasil, os casos passam de 13 mil por ano, poden...'

Publicado em 09/09/2021 00h00 Atualizado em 09/09/2021 00h00

O mês de setembro é conhecido como um momento do ano em que a sociedade debate e olha com mais atenção para uma epidemia silenciosa chamada suicídio. No Brasil, os casos passam de 13 mil por ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Por isso, as equipes de Saúde, Educação em Saúde e Psicologia do Sesc-DF se uniram para levar mais informações aos clientes, em referência à campanha do Setembro Amarelo.

Durante todo mês, as unidades do Guará, 504 Sul e 913 Sul realizarão rodas de conversas para que os pacientes possam entender mais sobre os riscos de doenças que levam a pessoa a cometer o suicídio e formas de pedir ajuda profissional, tanto com profissionais psicólogos e psiquiatras, quanto no Centro de Valorização à Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Para entrar em contato, basta acessar https://www.cvv.org.br/ ou ligar 188. 

As rodas de conversa no Sesc-DF são específicas para clientes já atendidos nas unidades e basta procurar um enfermeiro do Sesc-DF para agendar uma data. 
As equipes também disponibilizaram uma exposição mediada para os clientes de todas as unidades operacionais com cartazes e informações sobre o tema. Para receber as orientações dos profissionais de saúde na visita a exposição, basta ir a uma unidade em horário comercial.