'Em continuidade à campanha de sensibilização ao ageismo, a área de assistência social do Sesc-DF realizará, na próxima terça-feira (24), às 17h, o Webnário “Envelhecimento ativo e saudável e o enfrent...'
Publicado em 19/08/2021 00h00 Atualizado em 19/08/2021 00h00
Em continuidade à campanha de sensibilização ao ageismo, a área de assistência social do Sesc-DF realizará, na próxima terça-feira (24), às 17h, o Webnário “Envelhecimento ativo e saudável e o enfrentamento ao ageismo”. Transmitida pelo canal do youtube do Sesc-DF, a live terá como mediadora a assistente social do Sesc-DF Thayane Duarte Queiroz, e participação da coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos da Universidade de Brasília, Dra. Marisete Peralta Safons, e da doutora e professora UnB Leides B. A. Moura.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (2005), o ageismo ou preconceito etário se refere aos estereótipos construídos historicamente, que geram preconceitos e atitudes discriminatórias praticadas a partir de uma categorização da pessoa segundo sua idade. O Webnário visa a estimular ações voltadas para o debate crítico acerca do envelhecimento saudável e ativo. De acordo com a Assistente Social do Sesc-DF, Thayane Duarte Queiroz, debater o envelhecimento ativo e saudável é fundamental ao se pensar a questão do preconceito etário. “Falar sobre o tema pode romper com alguns preconceitos em relação a esta etapa da vida. Este debate vai ao encontro das medidas de estimulação em prol de políticas e programas que melhorem a qualidade de vida, saúde, segurança e participação social da população idosa, propostas no Relatório Base para a Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030”, explica.
Os debates sobre o tema têm sido realizado mensalmente e devem ocorrer até mês de dezembro. Para acompanhar a campanha, basta acessar o Youtube do Sesc-DF.
Campanha de Sensibilização ao Ageismo
Webnário “Envelhecimento ativo e saudável e o enfrentamento ao ageismo”
data: 24/08
Horário: 17h
Transmissão: Youtube Sesc-DF
Convidados:
Profa. Dra. Marisete Peralta Safons-Coordenadora GEPAFI/UnB
Leides B. A. Moura - Doutora e Professora UnB
Mediadora: Thayane Duarte Queiroz -Assistente Social Sesc/DF e Doutoranda/PPGPS/UnB